Nas próximas seis semanas, 330 alunos – de 8 escolas portuguesas e uma de Moçambique – participam na competição internacional Missão X, promovida pelas agências espaciais europeia e americana.
O lançamento da iniciativa, que visa promover a alimentação saudável e o exercício físico, juntou, no passado dia 2 de Fevereiro, seis escolas no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num evento que incluiu muito desporto e uma ligação direta à Estação Espacial Internacional.
Trajados com T-shirt da ESA, as centenas de alunos, vindos do norte ao sul do país, espalharam-se pelos vários espaços do Pavilhão, onde estiveram instalados trampolins, skates, bolas. Tudo isto para treinar os abdominais, o equilíbrio, a capacidade de reação. Um dia de festa, cujo ponto alto foi a ligação por videoconferência ao astronauta da ESA, André Kuipers.
A Misssão X é uma iniciativa mundial, apoiada pela ESA e outras agências espaciais nacionais, concebida para encorajar um estilo de vida saudável e ativo em crianças com idades entre os 8 e os 12 anos. Os astronautas inspiram as crianças a comer de forma saudável e a praticarem exercício com regularidade.
Da Europa estarão em competição, além de Portugal, a Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido.
Com exercício físico e alimentação saudável os alunos ganham pontos. A ESA atribuirá um prémio à equipa europeia com a mais alta pontuação no final da competição.
Sem comentários:
Enviar um comentário